skip to Main Content

Escola Electrão: recolhidas 300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados no último ano lectivo

Contactos

Departamento de Comunicação
comunicacao@electrao.pt

12º edição envolveu cerca de 400 escolas, incluindo Açores e Madeira

Mais de 300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados foram recolhidas no âmbito da 12ª edição da “Escola Electrão”, que decorreu entre Setembro de 2022 e Junho de 2023.

Esta campanha, promovida pelo Electrão e que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos eléctricos usados para reciclagem, permitiu recolher, mais concretamente, 10,4 toneladas de pilhas, 6,3 toneladas de lâmpadas e 284 toneladas de outros equipamentos eléctricos usados, como torradeiras, telemóveis ou computadores. São resultados que representam um aumento de 12% face à edição anterior, relativa ao ano lectivo de 2020/2021, em que foram recolhidas 269 toneladas.

A 12ª edição envolveu, no total, cerca de 400 escolas de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira. O número de escolas inscritas que participam activamente está a aumentar de ano para ano.

As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas, que são convertidos em prémios. Por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos eléctricos usados cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.

Este ano, 177 escolas recebem cheques prenda. O valor global a atribuir ultrapassa os 30 mil euros que podem ser trocados por novos equipamentos eléctricos.

“No último ano lectivo, as quantidades de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos recolhidos nas escolas voltaram a aumentar, o que confirma o sucesso de uma iniciativa que envolve toda a comunidade, em particular a escola, neste desígnio da reciclagem”, sublinha o Director-Geral Adjunto do Electrão, Ricardo Furtado.

Ao longo de 12 edições, esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

Escolas em destaque

A Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, voltou a destacar-se nesta 12º edição, ao conquistar 1725 euros em cheques-prenda graças à recolha de 75 quilos de pilhas, 16 quilos de lâmpadas e 21812 quilos de equipamentos eléctricos usados. Nos últimos três anos esta escola já tinha conseguido obter os melhores resultados.

O Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique – Casa Pia de Lisboa, surge em segundo lugar. Alcançou 1125 euros em cheques-prenda ao recolher 27 quilos de pilhas, 1433 quilos de lâmpadas e 761 quilos de equipamentos eléctricos usados.

No terceiro lugar do pódio, a nível nacional, surge a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, Lanheses, no distrito de Viana do Castelo, com 50 quilos de pilhas, 680 quilos de lâmpadas e 7630 quilos de equipamentos elétricos usados recolhidos.

Os repórteres “Electrão”

A campanha “Escola Electrão” desafia também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem, no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”. Ao longo do último ano foram submetidos, no total, 62 trabalhos de 20 escolas.

No primeiro período foram submetidos 18 trabalhos de 11 escolas, alusivos à temática da reciclagem de embalagens. No segundo período o tema foi a reciclagem de equipamentos eléctricos, o que deu origem a 20 trabalhos de 8 escolas. Na recta final do ano lectivo, 10 escolas apresentaram 24 trabalhos sobre a reciclagem de pilhas e baterias.

Cada aluno e professor com trabalhos vencedores recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. Durante esta última edição foram distribuídos 2400 euros em prémios.

Back To Top