skip to Main Content

LIDL limpa plástico das praias portuguesas e transforma-o em têxteis e arte

O projecto TransforMAR, dinamizado pelo Lidl em colaboração com o Electrão, regressa a 20 praias de norte a sul do país para sensibilizar os portugueses para os princípios da economia circular: dá uma nova vida aos resíduos recolhidos, transformando-os em têxteis e em obras de arte.

Com presença de norte a sul do país nos últimos quatro anos, tendo já recolhido mais de 110 toneladas de plástico, o projecto TransforMAR, do Lidl Portugal e do Electrão, em parceria com a Brigada do Mar, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Marinha e Quercus,  regressa às praias portuguesas para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental – desafiando-os a darem um destino adequado aos resíduos de plástico e metal, enquanto usufruem do seu tempo em praia –  e para os princípios da economia circular, através da redução, reutilização e reciclagem do plástico e metal recolhidos.

Este ano, o TransforMAR actuará em 20 praias de norte a sul do país, com a implementação de depósitos próprios para recolha e reciclagem de plástico e metal, evitando que estes terminem nos oceanos. Além das 20 praias, foram identificadas zonas de elevado risco de contaminação dos oceanos, em que o projecto já está a actuar, através de acções de limpeza na costa portuguesa, com o apoio da Brigada do Mar pelo 3º ano consecutivo, exponenciando o seu alcance. Adicionalmente, nesta edição do projecto, a Marinha irá, em conjunto com a Polícia Marítima, realizar uma acção de limpeza e recolha de rede de pesca em alto mar – uma problemática global que destrói os habitats, espécies marinhas e ameaça também a saúde humana.

Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares  do  projecto, todo o plástico recolhido terá uma nova vida, à semelhança dos anos anteriores. Nesta 5ª edição, o plástico e resíduos recolhidos, passíveis de serem reciclados, serão transformados em têxteis fabricados em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado, procurando continuar a sensibilizar as comunidades na próxima edição do projecto, em 2023. O plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, serão também reaproveitados no âmbito deste projecto, através da criação de esculturas, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos, localizadas no Norte (Matosinhos), Centro (Nazaré) e Sul (Portimão) do país, procurando alertar a população portuguesa para esta temática além praia.

Ao longo dos fins de semana de Julho e Agosto, o Lidl terá acções nas praias ao abrigo do projecto, junto dos contentores TransforMAR, procurando sensibilizar as populações para a importância da adopção de comportamentos mais responsáveis e devido tratamento do plástico, através de dinâmicas e jogos que abordam a temática da economia circular. Para incentivar os veraneantes a participarem, o Lidl terá disponíveis t-shirts feitas 100% de plástico reciclado, produzidas pela Skizo em parceria com a empresa têxtil TMG.

Para Elena Aldana, Directora de Assuntos Públicos, Comunicação e ESG do Lidl Portugal, “O projecto TransforMAR tem sido fundamental para o desenvolvimento da nossa missão de sensibilizar a população para um consumo mais sustentável e para reforçar o nosso compromisso em cuidar do planeta. Totalizando 110 toneladas de plástico já recolhidos nas últimas quatro edições, o TransforMAR permite contribuir, paralelamente, com um benefício direto para a comunidade, já que segue os princípios da economia circular”.

O CEO do Electrão, Pedro Nazareth, congratula-se pelo envolvimento em mais uma edição do projecto TransforMAR, que sensibiliza para a necessidade de separação e correcto encaminhamento para reciclagem dos resíduos de embalagens, em especial as embalagens de plástico. “Para o Electrão é um orgulho fazer parte desta campanha, que todos os anos se reinventa e inova no contexto da gestão de resíduos e da economia circular. Este ano a iniciativa tem o mérito de continuar a promover a circularidade dos materiais, que serão aproveitados para fabricar T-shirts e peças artísticas, colocando a Economia Circular ao serviço da comunidade e da arte”.

Simão Acciaioli, Presidente da Brigada do Mar afirma, “É na persistência e no foco que se fazem as maiores transformações, não é mais um ano do projecto TransforMAR, é o nosso caminho sem data mas com um objectivo, sermos todos um na defesa do oceano”.

Back To Top