skip to Main Content

Secretária de Estado do Ambiente visita Lidl na Ericeira que integra piloto “Mafra Reciclar a Valer +”

A Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, esteve no passado dia 18 de Outubro na loja Lidl da Ericeira a acompanhar o funcionamento das máquinas de depósito e reembolso do retalhista, ao abrigo do projecto patrocinado pela Câmara Municipal de Mafra, que visa incentivar a deposição selectiva de garrafas de bebidas. O Lidl, presente em 32 países, tem experiência consolidada nesta matéria.

A Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, visitou a loja Lidl na Ericeira, que detém uma das 12 máquinas de recolha de embalagens incluídas projecto “Mafra Reciclar a Valer +”, liderado pela Câmara Municipal de Mafra e financiado pelo mecanismo financeiro dos EEA Grants, que pretende promover a recolha de garrafas de plástico e latas de bebidas usadas, para que estas sejam recicladas e reincorporadas em ciclos de produção de novos materiais e produtos.

Lançado em Abril deste ano, o Lidl é um dos intervenientes deste piloto, juntamente com o Electrão, disponibilizando esta solução em três das suas lojas: Ericeira, Mafra e Malveira. Nas máquinas de depósito disponíveis nestas lojas, é possível depositar latas de alumínio e garrafas PET, recebendo os depositantes vales de 0,02€ por embalagens até 0,5 litros e vales de 0,05€ por embalagens entre 0,5 e 3 litros.

As máquinas disponibilizadas pelo Lidl são, no entanto, diferenciadoras, não só porque possuem duas cabeças, aumentando assim a sua eficácia, como também pelo facto de estarem situadas num espaço individualizado e climatizado, em que é possível despejar o líquido restante de uma garrafa num lavatório, antes de ser colocada na máquina, lavar e secar as mãos.

Em funcionamento há quase 6 meses, este piloto nas lojas Lidl tem vindo a registar um valor crescente de taxa de recolha, que se situa nos 61%, espelhando a crescente sensibilização do público para este tema.

Para Inês Costa, Secretária de Estado do Ambiente; “ Os vários projectos piloto em execução no âmbito de soluções de depósito de embalagens irão contribuir para melhor planear e decidir sobre medidas que nos permitirão apoiar o cumprimento de metas cada vez mais exigentes, tornar menos dependentes da extracção de recursos e importação de materiais, menos intensivos do ponto de vista energético e mais suficientes. Estamos no início de uma década, com muito trabalho pela frente, encabeçado pelo nosso compromisso de neutralidade carbónica em 2050. E, naturalmente, contamos também com o apoio de projectos como este para lá chegar.”

Para Elena Aldana, Directora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, “o investimento nos sistemas de depósito e reembolso é mais um passo que damos em prol da sustentabilidade, pois estes são elementos centrais de uma economia verdadeiramente circular. Este é um tema no qual temos experiência consolidada, em vários países, e podemos desta forma aportar ainda mais valor ao que está a ser desenvolvido e testado em Portugal, contribuindo desta forma para o alcance das metas europeias.”

Para Pedro Nazareth, Director Geral da Electrão, “O país tem um calendário muito apertado para implementar o sistema nacional de depósito de embalagens de bebidas e tem por isso criar condições para que os agentes económicos que estão mobilizados para a acção imediata o possam fazer desde já no terreno.  Mafra é um exemplo dessa proactividade. Competirá ao sistema nacional ainda a gizar, criar condições para integrar todas estas iniciativas que já existem e que estão a dar um contributo significativo para que os resultados nacionais da reciclagem de embalagens melhorem no imediato.”

Em Portugal, para além deste projecto de Mafra, o retalhista tem igualmente máquinas disponíveis nas suas lojas de Abóboda e Tires – ao abrigo do projecto “iRec inovar a reciclagem”, gerido pela Cascais Ambiente da Câmara Municipal de Cascais”  – e Penha de França – na iniciativa “Bebidas + Circulares”, promovida pela APIAM (Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal), APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e PROBEP (Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas).

Back To Top