skip to Main Content

“Reciclar no Sentido Certo” é a campanha nacional que alerta os portugueses para a reciclagem de resíduos eléctricos e electrónicos

O Electrão e as outras duas entidades gestoras de Resíduos de Equipamentos Eléctricos, ERP Portugal e E-Cycle juntaram-se à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE) para mostrar aos Portugueses o destino certo para os aparelhos eléctricos que já não funcionam. 

Reciclar no sentido certo” é o mote da campanha nacional de sensibilização que ajuda o cidadão a perceber onde colocar os equipamentos eléctricos que já não podem ser reparados e que atingiram o seu fim de vida, e alerta para a importância do seu comportamento no processo de reciclagem. 

A campanha  

Muitos destes equipamentos são ainda descartados pelo consumidor no lixo comum e vão parar a aterros. Outros ficam a poluir solos e linhas de água e as substâncias nocivas acabam por contaminar a cadeia alimentar.  

Ao “reciclar no sentido certo”, é possível evitar o abandono de resíduos de equipamentos eléctricos e promover o aumento das taxas de reciclagem, garantir o tratamento e a descontaminação das substâncias nocivas e reaproveitar os materiais, integrando-os novamente no ciclo produtivo e reduzindo a extracção de novas matérias-primas. 

A campanha está no ar até Outubro na televisão, rádio, e canais online, incluindo as redes sociais e o website www.reciclarnosentidocerto.pt, onde é possível encontrar os principais conceitos associados à gestão de resíduos eléctricos, apelando à participação activa dos cidadãos, através da entrega dos seus equipamentos nos locais apropriados, consolidados e disponíveis nesta plataforma. 

De acordo com Inês Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente, “Em 10 anos, passámos de vender 120 milhões/ano de smartphones no mundo, para 1500 milhões. Não admira que o fluxo de resíduos de equipamentos eléctricos seja um dos que mais cresce. Em 2030, serão 75 milhões de toneladas, quase como 7500 torres Eiffel. Este fluxo tem desafios (os componentes perigosos), oportunidades (os metais preciosos) e metas ambiciosas de recolha e valorização, mas são metas que países como Portugal têm dificuldade em cumprir. É no âmbito do Plano de Acção dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos que se insere esta campanha. Não queremos tornar a acção dos cidadãos ecologicamente perfeita, mas explicar onde podem fazer diferença, pela nossa saúde, da nossa família e do lugar onde vivemos, mesmo com nações imperfeitas.“ 

Para João Veloso da Silva Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, “A presente campanha é uma das medidas do Plano de Acção dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, definido pelo Governo, para corrigir ineficiências detectadas no Sistema Integrado de Gestão destes resíduos. 

A importância de uma eficiente gestão destes resíduos não se esgota em motivos ambientais, sendo muito relevante para a economia, face à possibilidade de manutenção dos materiais no ciclo económico pelo máximo tempo possível e à criação de empresas, rendimento e emprego que as actividades de tratamento e reciclagem potenciam.  

Os consumidores são um agente fundamental na condução da mudança, sendo expectável que esta campanha tenha um efeito muito positivo numa gestão mais eficiente de equipamentos eléctricos em fim de vida. “ 

Juntos, promovemos a economia circular! 

Saiba mais em www.reciclarnosentidocerto.pt/  

Back To Top