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Envolvimento de diferentes intervenientes é essencial para cumprir metas de reciclagem

O penúltimo de seis debates realizados no âmbito do “Movimento Faz pelo Planeta by Electrão” decorreu esta manhã, dia 1 de Julho e juntou um painel de especialistas que abordou as metas de reciclagem para 2025.

Na iniciativa, transmitida através do website do Dinheiro Vivo e do canal de Youtube do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, o Director-geral da Associação, Pedro Nazareth, evidenciou que “o país tem um conjunto de metas ambientais extremamente ambiciosas”, defendendo que para que estas sejam alcançadas é necessário que haja “uma mobilização colectiva de diferentes intervenientes da cadeia de fim de vida dos resíduos” e lembrando que no caminho a percorrer há que ter em consideração uma “adequação ao país real que temos, de incorporação dos gastos em que vamos incorrer neste caminho para o aumento das quantidades recolhidas e recicladas no país”.

Para a diretora de Serviços de Sustentabilidade Empresarial da Direção-Geral das Atividades Económicas, Carla Pinto, os cidadãos têm um importante papel neste processo, referindo que “têm obrigação de proceder ao correcto encaminhamento, por exemplo, dos resíduos dos equipamentos eléctricos e eléctrónicos e de proceder à sua entrega directamente numa rede de recolha”, salientando também que essa responsabilidade é partilhada não particulares, como a distribuição e o comércio.

As metas de prevenção e de redução de resíduos foram evidenciadas pelo Director do Departamento de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente, Rodrigo Gonçalves, que lembrou que tem que haver uma diminuição dos resíduos produzidos e que isso passa “pela alteração de hábitos de consumo, pela alteração de comportamentos, pela produção de produtos mais fiáveis, mais duráveis”.

O Presidente da ESGRA, Paulo Praça, evidenciou a importância da legislação ser “clara e simples” para todos os agentes envolvidos e abordou a necessidade de haver agilidade na tomada de decisões. Já Carmen Lima, Coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus, chamou a atenção para a importância da educação ambiental, reforçando que “o envolvimento de todos é fundamental e só conseguimos envolver todos com a informação e a sensibilização”.

A Responsável de Marketing e Comunicação da Samsung, Cláudia Rodrigues, abordou o compromisso da marca em promover políticas e práticas sustentáveis.

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