skip to Main Content

Pedro Nazareth, Director-Geral do Electrão: “Queremos normalizar os bons exemplos”

O “Movimento Faz Pelo Planeta by Electrão”, uma iniciativa que pretende dar a conhecer pessoas extraordinárias dispostas a salvar o planeta, foi lançado na manhã desta quinta-feira, 6 de Maio, no LNEC, com transmissão online em directo. 

“Queremos normalizar os bons exemplos. Difundir as boas práticas de quem abdicou do seu conforto em prol do ambiente”, descreveu o Director Geral do Electrão, Pedro Nazareth, na apresentação desta iniciativa que conta com o alto patrocínio do Presidente da República. 

O Electrão quer encontrar agentes de mudança, tanto ao nível da comunidade (“big changers”), como dentro das empresas, onde há sempre alguém que se destaca fazendo a diferença e impulsionando boas práticas ambientais (“corporate changers”).  

Pedro Nazareth deu o mote para o arranque da iniciativa apelando à participação de particulares e empresas na nomeação de potenciais “big changers” e “corporate changers”. 

Para inspirar a participação de muitos ambientalistas que ainda se encontram na sombra, o movimento envolveu na iniciativa alguns dos influenciadores mais conhecidos nestas áreas: Ana Milhazes (Lixo Zero), Ana Masiello (Hero to Zero), Catarina e Rita Leitão (Zero Plástico), Catarina Matos (Mind the Trash), Gonçalo de Carvalho (SCIAENA), Inês Soares (Nononovo), Joana Tadeu e Raquel Gaspar (Ocean Alive).  

As inscrições podem ser feitas, a partir de hoje, na página oficial Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão, onde está disponível o regulamento, o vídeo manifesto e toda a informação sobre a iniciativa.   

O “big changer” e o “corporate changer” escolhidos como campeões da mudança, por um júri constituído pelo Electrão e pelos seus parceiros neste movimento, terão a oportunidade de viajar até ao maior parque florestal da Europa: o Parque Nacional Białowieża, na Polónia.  A viagem terá a duração de quatro dias. As empresas vencedoras terão ainda acesso a planos de consultoria ambiental. 

CIRCULARIDADE MUNDIAL É APENAS DE 9% 

Durante a apresentação do movimento o Director Geral do Electrão sublinhou que o nível de circularidade da economia mundial é apenas de 9 por cento. “Há outro número ainda mais importante. Mesmo que os sistemas de reciclagem do mundo fossem 100 por cento eficazes, só garantiríamos 30 por cento das necessidades de consumo, o que significa que teríamos que continuar a extrair materiais da crosta terrestre na ordem de 70 por cento para alimentar o consumo”, alerta.  

No dia do lançamento do movimento realizou-se o primeiro de seis debates. A primeira conversa focou-se no movimento e contou com a participação do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta; do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, Vítor Pataco; da Directora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade do Lidl Portugal, Vanessa Romeu; do Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do Corpo Nacional de Escutas, José Rodrigues, e da Directora de Relações Institucionais da DECO PROTESTE, Rita Pinho Rodrigues. Os oradores partilharam a sua visão sobre o tema e deixaram alguns exemplos e testemunhos de como a sustentabilidade é trabalhada nestas organizações. O segundo debate está já agendado para 20 de Maio e será dedicado ao “Desenvolvimento Sustentável no Pós Pandemia”. 

Este movimento pela defesa do planeta pretende promover não só a reciclagem de resíduos, mas a viragem para uma economia mais circular tendo em conta que a reciclagem por si só já não responde às necessidades actuais.  

Esta iniciativa do Electrão tem o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e conta com o Dinheiro Vivo como parceiro de media. Entre os parceiros associativos e empresariais do movimento estão o BCSD – Business Council for Sustainable Development, Corpo Nacional de Escutas, Deco Proteste, EGF, ESGRA, Lidl Portugal, Liga dos Bombeiros Portugueses, Quercus e Veolia.    

Back To Top