Dois mil milhões de lâmpadas recicladas na Europa
Dois mil milhões de lâmpadas usadas, o equivalente a 250 mil toneladas, já foram recicladas em toda a Europa.
Este número, que constitui um marco na história da reciclagem destes equipamentos, resulta do esforço conjunto de 19 organizações de vários países que integram a associação europeia de recolha e reciclagem de lâmpadas e outros equipamentos eléctricos de iluminação, a EucoLight, entre as quais está o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos.
Atingir a reciclagem de dois mil milhões de lâmpadas – o equivalente a 140 vezes o peso do London Eye – só foi possível graças à crescente sensibilização dos cidadãos europeus que estão cada vez mais cientes da importância de reciclar lâmpadas e outros equipamentos elétricos fora de uso.
Segundo um estudo realizado pela EucoLight, em 2020, 88 por cento dos cidadãos identifica o local correcto para a deposição dos equipamentos eléctricos usados, incluindo lâmpadas. Em Portugal é possível saber onde depositar lâmpadas e outros equipamentos recorrendo ao site www.ondereciclar.pt.
A EucoLight assinalou este feito numa sessão online que contou com a participação de membros do Parlamento Europeu e de representantes das principais empresas e instituições dedicadas à produção e reciclagem de lâmpadas e equipamentos eléctricos de iluminação.
O Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth, foi um dos responsáveis das várias entidades gestoras europeias de lâmpadas usadas a deixar uma mensagem sobre as conquistas e os desafios na recolha e reciclagem.
Em cinco anos, entre 2015 e 2019, as empresas aderentes ao sistema do Electrão colocaram no mercado cerca de cinco mil toneladas de lâmpadas usadas. Neste período, o Electrão assegurou a recolha de cerca de duas mil toneladas dessas lâmpadas, que foram encaminhadas para tratamento e valorização. Neste fluxo, a taxa de reciclagem atingiu, em média, os 87 por cento nestes cinco anos.
“Estes números, que atingimos com a colaboração dos nossos parceiros, deixam-nos muito orgulhosos, mas a taxa de recolha e reciclagem tem que aumentar para fazer face às metas nacionais e europeias. Por essa razão vamos, por um lado, manter o investimento nas campanhas de comunicação e sensibilização. Por outro lado, pretendemos melhorar a rede de recolha, não apenas em quantidade, mas em qualidade de serviço para estarmos mais perto do cidadão e tornar a deposição mais conveniente”, garantiu Pedro Nazareth.
O Electrão, entidade gestora de embalagens e pilhas usadas, é responsável também pela gestão de 70 por cento de todos os equipamentos eléctricos usados em Portugal, nos quais está incluída a categoria de lâmpadas.
Desenvolve várias campanhas específicas para a recolha de lâmpadas em múltiplos locais, como escolas e quartéis de bombeiros, além de disponibilizar pontos de recolha instalados em grandes superfícies, de forma a facilitar a vida ao cidadão.
O Electrão dinamiza uma campanha especificamente dedicada a promover a entrega de lâmpadas usadas, de índole social, intitulada “Pilhas e lâmpadas por Alimentos”.