skip to Main Content

“Reciclagem de embalagens” é o primeiro tema do desafio Repórter Electrão

A “Reciclagem de embalagens” é o primeiro tema do desafio “Repórter Electrão”, uma iniciativa em que podem participar alunos do 1º, 2º e 3º ciclos com o apoio dos professores do universo das “Escolas Electrão”. O objectivo é aumentar os conhecimentos sobre reciclagem de cada participante e ajudar a passar a mensagem para toda a comunidade. 

Cada grupo de trabalho deve ser constituído por três alunos e um professor. Todos os alunos deverão ser do mesmo ano de escolaridade. 

Ideias não faltarão para abordar este tema. Ao vestirem a pele de repórteres os alunos, com o apoio dos professores, poderão dar respostas a perguntas que eles próprios têm sobre a temática. “O que acontece às embalagens depois de colocadas no ecoponto? Em que se podem transformar cada um dos materiais?” 

É importante que a peça jornalística desenvolvida funcione como ferramenta para ajudar a mudar comportamentos.  

A informação tem que cingir-se a factos mas a forma como é passada permite que se dê asas à criatividade. Um assunto sério não tem que ser tratado de forma cinzenta. As cores do ecoponto, onde devem ser depositadas os vários tipos de embalagens – papel/cartão, vidro e plástico – podem inspirar os participantes. Criatividade e rigor serão por isso critérios para escolher os trabalhos vencedores. Será ainda avaliada a originalidade e a qualidade do texto e da imagem. 

As peças jornalísticas podem ser submetidas em duas grandes categorias: imprensa ou audiovisual. Isto significa que os alunos podem escolher entre escrever um texto ou produzir um vídeo ou audio sobre o tema proposto. Os textos podem ser 1500 caracteres se forem escritos em formato de notícia mais curta ou chegar aos 3.200 caracteres no caso da reportagem. Se optarem por uma fotoreportagem poderão apresentar um máximo de cinco fotos com uma legenda até 300 caracteres para cada imagem. Já os vídeos e áudios poderão ter no máximo um minuto e meio. 

CHEQUE-PRENDA DE 50 EUROS PARA CADA ALUNOS E PROFESSOR 

Os grupos com trabalhos vencedores serão premiados com um cheque-prenda no valor de 50 euros por cada aluno e professor participante. Por cada trabalho vencedor as escolas receberão também 10 pontos que podem ser acumulados com os pontos obtidos pelo encaminhamento de resíduos de pilhas, baterias e equipamentos eléctricos usados recolhidos na escola.  

Será escolhido um vencedor por cada ciclo de ensino e por categoria. O anúncio será feito na capa do Jornal Repórter Electrão.  

O dia 18 de dezembro é a data indicada para a entrega dos primeiros trabalhos da iniciativa. No Regulamento estão todas as indicações sobre o desafio. Os trabalhos podem ser submetidos neste formulário

As dúvidas sobre a forma de elaborar uma peça jornalística podem ser colocadas a Ana Santiago, que nos últimos anos exerceu a actividade de jornalista especializada na área do ambiente. As questões devem ser enviadas até 1 de Dezembro para escola@electrao.pt.  

“Vamos dar o nosso contributo para mudar o mundo? Afinal de contas é isso que move muitos jornalistas um pouco por todo o planeta”, convida o Electrão desafiando alunos e professores a abraçar mais um desafio.  

Back To Top