skip to Main Content

Electrão e ERP Portugal assinalaram o Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos e a ERP – Portugal lamentam o péssimo contributo ambiental para o sector reciclagem de resíduos eléctricos dado pela ONGA Zero aquando do dia Internacional dos Resíduos Eléctricos, celebrado a 14 de Outubro.

Enquanto mais de 100 organizações a nível global se mobilizaram neste dia para comunicar a uma só voz uma mensagem de apelo à necessidade da alteração de comportamentos dos cidadãos – para garantir a correcta separação e encaminhamento para reciclagem dos resíduos eléctricos, prioridade máxima deste sector -, esta organização não governamental optou por vir a público intencionalmente descredibilizar o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelas entidades gestoras signatárias, mas também pelos consumidores, municípios, retalhistas e demais empresas que se têm empenhado nesta causa nacional.

Não pode ser admissível que uma organização não governamental ambiental venha a público premeditadamente prejudicar a difusão clara desta mensagem-chave para o cumprimento das metas ambientais do país, instalando a dúvida e a incerteza junto de todos.

Mais lamentável se torna este contributo, quando esta organização propõe o colapso de um sistema de recolha de mais de dez mil locais que permitem actualmente o correcto encaminhamento para tratamento e reciclagem de mais de cerca de 25 mil toneladas de resíduos anuais, e que demorou 15 anos a estabelecer.

Naturalmente, o Electrão e a ERP-Portugal acompanham com muita preocupação os resultados da recolha e reciclagem do país e não se resignam aos valores muito afastados das metas estabelecidas, infelizmente em linha com o que se passa na grande maioria dos países europeus. Têm, por isso, em diversas ocasiões, proposto às tutelas alterações ao quadro regulatório e legal estabelecido.

Não obstante, este tipo de iniciativas, como é a do Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos, são sobretudo importantes para sinalizar a questão ambiental associada à reciclagem e uma oportunidade para relembrar aos cidadãos que nunca é demais o esforço e o empenho que colocam na separação dos resíduos e o no seu encaminhamento para reciclagem.

Em última instância, estas iniciativas mobilizam os mais cépticos a adoptarem estas práticas de separação de resíduos, porque apenas assim será possível tratar os materiais e componentes perigosos, presentes nalguns produtos eléctricos e electrónicos que consumimos, e garantir o fecho dos materiais, evitando o consumo de novas matérias primas, protegendo assim o ambiente e a saúde humana.

Back To Top