skip to Main Content
International E-Waste_Electrão_Logo_Forum_AW

Electrão promove o Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos

No passado dia 13 de Outubro realizou-se a pela primeira vez, a nível mundial, o Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos, que tem como objectivo a sensibilização para a correcta separação e recolha dos equipamentos eléctricos e electrónicos.

O Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos foi uma iniciativa do WEEE Forum, uma associação internacional de 36 entidades gestoras de resíduos de equipamentos eléctricos, nas quais se inclui a Rede Electrão. A missão do WEEEForum é promover uma plataforma de partilha de ideias e melhores práticas, para que as Entidades Gestoras, no âmbito do princípio da responsabilidade alargada dos produtores de equipamentos eléctricos, possam optimizar e melhorar a sua performance ambiental associada à gestão destes resíduos.

É estimado que em 2018 sejam produzidas 50 milhões de toneladas de equipamentos eléctricos e electrónicos. Metade destes equipamentos serão para uso pessoal, como os computadores, monitores, telemóveis, tablets e televisões, ou grandes electrodomésticos para casa e os equipamentos domésticos de aquecimento e refrigeração.

Apenas 20% destes resíduos são reciclados por ano, o que significa que 40 milhões de toneladas de resíduos serão colados em aterros, incinerados ou tratados de forma incorrecta e ilegal, apesar de mais 66% da população mundial viver em países que com legislação reguladora neste contexto. Estes resultados, representam uma grande perda de valor de matérias primas necessárias à indústria, e causam ainda sérios problemas de saúde, ambientais e questões sociais através de transferências ilegais de resíduos para países em desenvolvimento.

Neste sentido, foram tomadas iniciativas pelas várias entidades que irão participar no Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos, com o objectivo de aumentar o conhecimento da população para sobre os resíduos eléctricos e a forma correcta para a sua separação e entrega nos locais apropriados. A Rede Electrão, com a sua rede própria de recolha de equipamentos eléctricos usados por todo o país, é o promotor exclusivo desta iniciativa em Portugal, sensibilizando toda a população para a entrega destes resíduos no Ponto Electrão.

A celebração do dia Internacional dos Resíduos Eléctricos envolveu mais de 40 organizações de 20 países de todo o mundo.

Mais informações sobre este evento em www.weee-forum.org/international-e-waste-day-0

Back To Top