Equipamentos Eléctricos

O Electrão é a entidade gestora com maior quota de mercado na gestão de equipamentos eléctricos usados. Trabalhamos diariamente para aumentar o número de locais de recolha e chegar mais perto dos portugueses, para que seja cada vez mais cómodo encaminhar os resíduos para reciclagem.

Orgulhamo-nos de continuar a ser a entidade gestora em quem os produtores de equipamentos eléctricos e os portugueses mais confiam. E orgulhamo-nos de procurar soluções para todos os desafios que o mercado apresenta. Em 2021, aproximámo-nos dos cidadãos com o projecto inovador de recolha de electrodomésticos em casa e impulsionámos, com o WEEE Follow, a necessidade de criar um projecto nacional de fiscalização de resíduos eléctricos, com fim a combater o mercado paralelo.

Recolha

Recolher os equipamentos eléctricos usados entregues pelos portugueses é o primeiro passo para garantir que os resíduos são correctamente reciclados.

2021 foi mais um ano em que mantivemos a nossa missão de recolher mais e melhor. E, mais uma vez, batemos os recordes de recolha.

Em 2021
assegurámos a recolha de

toneladas de equipamentos
eléctricos usados

Cada português entregou, em média,
nos locais de recolha Electrão:

1,7 kg
per capita

Os equipamentos eléctricos recolhidos
equivalem, aproximadamente a

de grandes
equipamentos

de pequenos
equipamentos

de lâmpadas

Tratamento
e Reciclagem

Após recolha, os equipamentos eléctricos são encaminhados para centros especializados e tratados por categoria. Nestes locais, os equipamentos são correctamente despoluídos e desmantelados, através de procedimentos que garantem que as substâncias perigosas são retiradas com segurança e que são recuperados todos os materiais que podem ser reciclados.
Após este processo, as substâncias perigosas são enviadas para eliminação e os materiais que podem ser aproveitados são enviados para reciclagem. Estes materiais são transformados em matéria-prima para que possam, posteriormente, incorporar novos produtos. Já os elementos que não têm potencial para serem reciclados e transformados em matéria-prima são sujeitos a operações de valorização, em que são processados em sistemas de incineração para produzir energia eléctrica.

Dos equipamentos
que recolhemos

Foram reciclados

Foram valorizados

As taxas de reciclagem e valorização por categoria dos equipamentos eléctricos

regulação de temperatura

81% Taxa de reciclagem | 91% Taxa de Valorização

Ecrãs e monitores

58% Taxa de reciclagem | 60% Taxa de Valorização

Lâmpadas

83% Taxa de reciclagem | 86% Taxa de Valorização

grandes dimensões

86% Taxa de reciclagem | 95% Taxa de Valorização

pequenas dimensões

79% Taxa de reciclagem | 93% Taxa de Valorização

Equipamentos informáticos
e de telecomunicações

72% Taxa de reciclagem | 80% Taxa de Valorização

O tratamento dos equipamentos eléctricos permitiu-nos separar subtâncias perigosas e reciclar materiais que vão ser usados como matérias-primas.

Substâncias Perigosas para
eliminação ou valorização

Óleos, Condensadores electrolícticos, ecrãs de cristais líquidos, Gases fluorados, tubos de raios catódicos, plásticos com retardadores de chama, pilhas e baterias, mercúrio, pó de fósforo, componentes contendo substâncias radioactivas

Reciclagem
de Materiais

Vidro

Plástico

Papel

Metal

Madeira

A recolha e tratamento destes resíduos permitiu evitar a emissão

Equivalente a 141 012 toneladas de CO2*

*A alocação da quantidade de resíduos e o carbono equivalente foram estimados
por aplicação directa das quantidades recolhidas.

Esta acção corresponde
à plantação de

7.050.600

árvores

Rede Electrão

Estes resultados só foram possíveis porque continuámos a trabalhar para estar cada vez mais próximos da população, através do alargamento da nossa rede de recolha. Às campanhas de sensibilização e recolha como o Quartel Electrão ou a Escola Electrão, juntámos o projecto-piloto de recolha Porta-a-Porta de electrodomésticos usados, em Lisboa. Os nossos Pontos Electrão são também cada vez mais e estão distribuídos por todo o país.

locais de
recolha

de equipamentos
eléctricos usados

Centros Comerciais

Quartéis de bombeiros

Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos

Escolas

Centros de Recepção

PARCEIROS
OPERACIONAIS

para transporte, triagem
e tratamento de
equipamentos eléctricos
usados

Operadores Logísticos

Operadores de Tratamento

Relação com Aderentes

A dedicação que colocamos na gestão da rede Electrão, e na recolha de equipamentos eléctricos usados, faz parte do compromisso que assumimos com os nossos Produtores Aderentes, que continuam a depositar no Electrão a confiança para tratar os equipamentos que colocam no mercado. 2021 continuou a ser um ano de reforço da relação com os nossos Aderentes e, também, um ano de crescimento do mercado de eléctricos.

Produtores Aderentes

Transferiram para o Electrão a responsabilidade pela gestão dos equipamentos eléctricos colocados no mercado

Em 2021

estes produtores declararam
uma colocação no mercado de

toneladas de equipamentos
eléctricos

13 kg
per capita

Auditorias e verificações
técnicas realizadas

O cumprimento de todos os normativos ambientais é muito importante para o Electrão, que acompanhou os trabalhos de parceiros – locais de recolha, centros de recolha e operadores logísticos.

Auditorias e verificações
técnicas realizadas

a produtores e a aderentes

Funcionamento do sistema
de recolha e reciclagem
de equipamentos eléctricos

O Sistema de Gestão de Equipamentos Eléctricos do Electrão assenta no princípio da responsabilidade alargada do produtor e na transferência de um ecovalor para suportar os custos de tratamento dos resíduos gerados a partir dos produtos que cada um destes produtores coloca no mercado.
Descubra como funciona o nosso sistema e quais os custos associados a cada uma das rubricas da sua gestão.

A gestão de equipamentos eléctricos
em 2020 e 2021