Embalagens

O Electrão tem vindo a ganhar destaque na gestão de embalagens usadas, actividade que exerce desde 2018. Além de fazermos parte do sistema nacional de recolha e reciclagem, temos contribuído através da sensibilização para um consumo mais consciente destes produtos e para que, no fim de vida de cada embalagem, os cidadãos a tornem circular.
Este é o fluxo mais conhecido e presente no quotidiano de cada cidadão, mas, principalmente o plástico, acaba por causar grandes problemas ambientais. O nosso trabalho tem sido cada vez mais focado na consciencialização para a necessidade de mudarmos os padrões de consumo de embalagens e para a necessidade de encaminhar estes resíduos para os locais correctos. Para este efeito, promovemos projectos de comunicação, recolha e valorização das embalagens usadas como o TransforMAR ou o “Mafra Reciclar a Valer +”.

Retoma

Em 2021
assegurámos a retoma de

de embalagens

Cada português entregou, em média:

5 kg
per capita

As embalagens retomadas equivalem
aproximadamente a

de papel cartão

de vidro

de plástico

de ECAL

de metal (alumínio
e aço)

Os resíduos de embalagens foram encaminhados
para tratamento e reciclagem, resultando em

de retoma global

Tratamento
e Reciclagem

Depois de separadas por categoria de material, as embalagens são retomadas e enviadas para retomadores e/ou recicladores. Os processos de reciclagem das embalagens permite recuperar materiais que vão ser usados como matérias-primas.

A recolha e tratamento destes resíduos permitiu evitar a emissão

Equivalente a 73027 toneladas de CO2*

*A alocação da quantidade de resíduos e o carbono equivalente foram estimados
por aplicação directa das quantidades recolhidas.

Esta acção corresponde
à plantação de

3.651.350

árvores

Relação com Aderentes

A dedicação que colocamos na gestão do Sistema de Gestão de Resíduos de Embalagens, faz parte do compromisso que assumimos com os nossos Embaladores, que continuam a depositar no Electrão a confiança para tratar as embalagens que colocam no mercado. 2021 continuou por isso a ser um ano de reforço da relação com os nossos Aderentes

Embaladores

Transferiram para o Electrão a responsabilidade pela gestão das embalagens que colocam no mercado

Em 2021

estes produtores declararam
uma colocação no mercado de

toneladas de embalagens

9 kg
per capita

Auditorias e verificações
técnicas realizadas

O cumprimento de todos os normativos ambientais é muito importante para o Electrão, que acompanhou os trabalhos de parceiros – sistemas municipais e retomadores.

Auditorias e verificações
técnicas realizadas

a embaladores,
retomadores/recicladores, sistemas
de gestão de resíduos urbanos e aderentes

Funcionamento do sistema
de recolha e reciclagem
de embalagens

O Sistema de Gestão de Embalagens do Electrão assenta no princípio da responsabilidade alargada do produtor e na transferência de um ecovalor para suportar os custos de tratamentos dos resíduos que geram gerados a partir dos produtos que cada um destes coloca no mercado.
Descubra como funciona o nosso sistema e quais os custos associados a cada uma das rubricas da sua gestão.

A gestão de embalagens
em 2020 e 2021