skip to Main Content

2020

em revista

Remuseu – Lançamento do Centro de Comunicação do Electrão

O Electrão, o Lidl Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e o NewsMuseum apresentaram, a 28 de Janeiro, o ReMUSEU, um centro de conhecimento e experiências para a informação e sensibilização para a gestão dos resíduos, a economia circular e o ambiente. A inauguração do ReMUSEU chegou a estar prevista para maio, na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, mas pandemia que assolou o país e o mundo atrasou a implementação do projeto.

Ler Mais
Assinatura do compromisso Lisboa Capital Verde

O Electrão assumiu o compromisso “Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Acção Climática Lisboa 2030”, desafio lançado pela Câmara Municipal de Lisboa. O Director Geral do Electrão, Pedro Nazareth, esteve presente na cerimónia oficial de adesão. Este compromisso está alinhado com a missão do Electrão de promover a sustentabilidade e de sensibilizar a população nacional para a reciclagem, fomentando a economia circular.

Ler Mais
Novos Operadores de Tratamento de Equipamentos Eléctricos Usados 2020-2021
Ler Mais
Electrão tornou-se associado da Business as Nature

O Electrão tornou-se associado da Business as Nature, uma associação de mulheres para a promoção da produção e consumo responsável e sustentável e para o desenvolvimento da economia circular.

Ler Mais
Electrão implementa nova logística de recolha

O Electrão implementou uma nova logística de recolha que se reflectiu na expansão da rede de recolha, em 2020, para mais de 6000 locais.

Ler Mais
Missão Portugal na área do ambiente, com comitiva do Governo Brasileiro

O director-geral do Electrão, Pedro Nazareth, esteve em representação da associação Fluxos numa cerimónia com a comitiva liderada pelo Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, que se deslocou a Portugal para uma missão na área do ambiente, saneamento e resíduos

 

Ler Mais
Arranque da Campanha Quartel Electrão

Em Janeiro de 2020 arrancou mais uma campanha do Quartel Electrão, que se prolongou até Novembro. Todos os equipamentos eléctricos usados encaminhados pelos Bombeiros Voluntários para reciclagem contaram : A grande novidade desta iniciativa foi o primeiro prémio: um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios como primeiro prémio.

 

Ler Mais
Lançamento da Campanha Escuteiros Electrão

A campanha Escuteiros Electrão foi lançada ainda em Dezembro de 2019 e só terminou em Novembro de 2020. O desafio foi lançado a todos os escuteiros do país, para que se tornassem agentes de recolha de pilhas e baterias usadas nesta campanha de sensibilização.

Ler Mais
Participação no Oeiras Brinka 2020

O maior evento nacional de construções LEGO®, que teve em 2020 como tema central o “Ambiente”, recebeu uma playzone Ponto Electrão.
Nesta edição do evento, todas as peças de LEGO® utilizadas foram produzidas de forma sustentável, uma vez que a LEGO pretende erradicar os plásticos de origem fóssil utilizados na produção das peças LEGO, substituindo este material por um plástico ou polietileno verde proveniente do etanol da cana de açúcar.

Ler Mais
Adesão ao Pacto Português dos Plásticos

Através da assinatura deste Pacto, o Electrão e as restantes entidades envolvidas comprometeram-se a desenvolver acções com vista a atingir um conjunto de metas e objetivos ambiciosos para 2025.

Ler Mais
Projecto Quando do Velho se Faz Novo

O Electrão participa no projecto piloto “Quando do Velho se Faz Novo” que incentiva os cidadãos a devolverem garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis. O material recolhido é reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.

Ler Mais
Rebranding da rede Electrão

Em 2020 todos os veículos e meios de acondicionamento da rede de pontos de recolha passaram a ter a nova imagem Electrão e Ondereciclar.pt.

Ler Mais
Remuseu nos ‘Verdes Hábitos’ da TSF

O Director Geral do Electrão, Pedro Nazareth, marcou presença na rubrica “Verdes hábitos da TSF”, numa entrevista em que falou sobre o Remuseu – Repensar, Reutilizar, Reciclar.

Ler Mais
#Vaificartudobem

Devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19, o Electrão lançou o Vídeo “Reciclar pelo Futuro da Humanidade”, um apelo às boas práticas em tempos de pandemia, não só de reciclagem, mas também de permanência em casa.

Ler Mais
Academia Electrão

Devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19, a associação decidiu estender, por mais um ano, a 2ª edição do concurso Academia Electrão, que promove ideias inovadoras na área da gestão de equipamentos eléctricos, pilhas, acumuladores e embalagens usadas.

Ler Mais
Electrão eleito Marca de Confiança Ambiente pela quarta vez

Em 2020, pelo quarto ano consecutivo, o Electrão voltou a eleito pelos leitores das Selecções do Reader’s Digest como “Marca de Confiança Ambiente”. A iniciativa tem como objetivo medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas.

Ler Mais
Electrão lançou serviço para recolha pequenas quantidades de pilhas com os CTT

A parceria entre os CTT e o Electrão quer agilizar o transporte de pequenas quantidades de resíduos eléctricos e pilhas. A primeira recolha de pilhas foi realizada na loja Lidl de Cascais – Torre, através do serviço CTT.

Ler Mais
Pedro Nazareth reeleito para o Conselho de Administração do WEEEForum

O Director Geral do Electrão, Pedro Nazareth, foi reeleito Membro do Conselho de Administração do WEEEForum, uma associação internacional de trinta e seis organizações de responsabilidade do produtor que gerem a recolha e a reciclagem adequada de resíduos eléctricos.

Ler Mais
Alteração do âmbito SIGRE

A alteração do âmbito do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), publicada a 20 de Maio (Despacho n.º 5615/2020), teve impactos na actividade do Electrão, já que passaram a estar incluídas no sistema, além das embalagens primárias, todas as embalagens secundárias e terciárias não reutilizáveis, cuja produção mão exceda os 1100 litros por produtor.

Ler Mais
“Pandemia não trava reciclagem em Portugal” – Entrevista de Pedro Nazareth à Executive Digest

Ler Mais
Dia Mundial do Ambiente

A propósito desta efeméride, o Director Geral do Electrão, Pedro Nazareth, foi entrevistado pela Antena 1.

Ler Mais
Lançamento do projecto Reciclar a Valer +

O projecto “Reciclar a valer +” resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Mafra, com o Electrão, Novo Verde, Tratolixo, 3Drivers e IST, que prevê a instalação de equipamentos automáticos para devolução de embalagens usadas nas lojas do Lidl do concelho de Mafra.

Ler Mais
Aluguer do armazém da Ecopilhas

Com o encerramento da Ecopilhas o Electrão teve a oportunidade de arrendar o armazém, iniciando-se o processo de obtenção do licenciamento para a operação de pilhas. Foi possível assim aumentar a eficiência de gestão e tratamento deste fluxo.

Ler Mais
Ecobola Nivea

A EcoBola NIVEA chegou em 2020, pela primeira vez, à Marina de Oeiras e do Pingo Doce da Póvoa do Varzim. A Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra, também manteve o mítico ponto de encontro. As EcoBolas NIVEA são uma versão ecológica deste símbolo icónico do Verão, produzidas com materiais reciclados e recicláveis.

Ler Mais
Lançamento de 3ª edição do TransforMar

A 3ª edição do TransforMAR, uma iniciativa pioneira do LIDL Portugal e do Electrão, voltou a marcar presença em 15 praias de norte a sul do país, durante Julho e Agosto, no decorrer da época balnear.

Ler Mais
Internalização das Redes Sociais e Lançamento do Instagram

Foi este mês que internalizámos a gestão de redes sociais e criação dos nossos próprios conteúdos, o que nos possibilitou dar mais um passo nestas plataformas, com a criação da conta de Instagram.

Ler Mais
Vamos reinventar o Plástico

Lançamento da campanha de comunicação “Vamos Reinventar o Plástico”, a propósito do Pacto Português para os Plásticos, uma iniciativa da qual o Electrão faz parte e que é levada a cabo pelo C&ID.

Ler Mais
Arranque da 10ª edição da Escola Electrão

Com a ambição de aumentar a quantidade de pilhas, baterias e equipamentos eléctricos usados recolhidos nos estabelecimentos de ensino, o Electrão lançou a 10º edição da campanha “Escola Electrão”. O tema deste ano lectivo de 2020-2021 é “Cuidar do Ambiente é disciplina Obrigatória”.

Ler Mais
As melhoras práticas nos sistemas de retoma

O director-geral do Electrão, Pedro Nazareth, participou enquanto orador num evento brasileiro dedicado às melhores práticas seguidas nos sistemas de retoma.

Ler Mais
Electrão e Philips cultivam bons hábitos

O Electrão e a Philips Portugal lançaram uma campanha digital de sensibilização para a correcta separação e encaminhamento para reciclagem de equipamentos eléctricos usados.

Ler Mais
Lançamento do Guia de Boas Práticas ‘Mais Ambiente’

O Lidl, o Electrão, a Quercus e a ANP | WWF lançaram um Guia de Boas Práticas “Mais Ambiente”, com o objectivo de ajudar os portugueses a perceberem como podem contribuir de forma positiva para promover o bem-estar do nosso planeta.

Ler Mais
Cerimónia de encerramento da campanha Electrão Empresas Samsung

O Electrão e a Samsung transformaram mais uma vez equipamentos eléctricos usados em milhares de sorrisos. A campanha Electrão Empresas de 2019 permitiu angariar mais de 10 mil euros que foram doados a instituições particulares de solidariedade social (IPSS). A cerimónia realizou-se em outubro de 2020.

Ler Mais
Best practice in take back systems

Pedro Nazareth participou enquanto orador no evento brasileiro dedicado a temas ambientais relacionados com resíduos.

Ler Mais
Manhãs da Apemeta sobre a gestão de equipamentos eléctricos usados

Pedro Nazareth e Ricardo Furtado, directores do Electrão, participaram nas Manhãs da Apemeta dedicadas a resíduos de equipamentos eléctricos.

Ler Mais
14º Fórum Nacional de Resíduos

O Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth, participou no 14º Fórum Nacional de Resíduos, identificando conquistas e apontando limitações à gestão de embalagens.

Ler Mais
Lançamento do mini-porta pilhas Electrão

O Electrão juntou-se à Revista Visão para fazer chegar às casas portuguesas 20 mil mini porta-pilhas Electrão. As caixas foram distribuídas com a edição da revista da semana de 8 de outubro.

Ler Mais
Lançamento do concurso para selecção de operadores de tratamento de equipamentos eléctricos
Ler Mais
Comunicado conjunto do Electrão e da ERP em resposta à Zero

O Electrão e a ERP Portugal emitiram um comunicado conjunto lamentando o péssimo contributo ambiental para o sector da reciclagem de resíduos eléctricos dado pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a propósito da participação desta ONGA no Bom Dia Portugal, da RTP.

Ler Mais
Dia internacional dos Resíduos Eléctricos

Para comemorar este dia, e desafiados pelo WEEEForum, os mais pequenos do Electrão, os Eléctricos, deixaram uma mensagem muito importante: “Dê uma nova vida aos seus equipamentos eléctricos!”

Ler Mais
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A propósito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos , o Electrão lançou uma campanha Digital para a Prevenção de Resíduos, com o mote “Não vamos fechar os olhos ao Planeta”. A campanha contou com a participação de alguns influencers na área da sustentabilidade, como Ana Milhazes (Movimento Lixo Zero) e Catarina Matos (Loja Mind the Trash), que partilharam connosco algumas dicas de como consumir com consciência e reduzir a produção de resíduos.

Ler Mais
A Teka e o Electrão lançaram o Guia Sustentável na Cozinha

O Guia Sustentável na Cozinha surgiu de uma parceria entre a Teka e o Electrão para ajudar os portugueses a serem mais sustentáveis, no dia-a-dia, enquanto preparam as suas refeições. Várias foram as contribuições, incluindo do Chefe Chakall e da Chefe Tâmara Castelo, que nos introduzem a este tema nas redes sociais.

Ler Mais
Hotpoint e Electrão juntos em campanha de sensibilização

A Hotpoint, o Electrão e a Associação Plantar uma Árvore juntaram-se numa campanha de sensibilização digital para a separação e reciclagem de equipamentos eléctricos usados. Esta campanha tem como objectivo proteger o ambiente, desviando os equipamentos eléctricos das praias, florestas e cidades, mas também combater a desflorestação através do envolvimento do público nas redes sociais, que levará à plantação de 2000 árvores no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Ler Mais
Campanha digital Águas de Carvalhelhos e Electrão

A Águas de Carvalhelhos promoveu, em conjunto com o Electrão, a campanha digital “Na natureza tudo se transforma”, fazendo um apelo à separação para reciclagem das garrafas de plástico PET.

Ler Mais
Alterações ao Unilex e ao Regime Geral de Gestão de Resíduos

O Electrão manteve-se atento à publicação do Decreto-Lei nº 102-D/2020, de 10 de Dezembro, que introduz alterações ao Unilex e ao Regime Geral de Gestão de Resíduos, o que tem impactos na actividade da associação.

Ler Mais
Electrão obtém licença para a recepção e triagem de pilhas no anterior armazém da Ecopilhas
Ler Mais
Electrão em evento da GS1 sobre Economia Circular e Sustentabilidade

O Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth, participou no evento da GS, no painel dedicado à sustentabilidade.

Ler Mais
Back To Top