2020
em revista

O Electrão, o Lidl Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e o NewsMuseum apresentaram, a 28 de Janeiro, o ReMUSEU, um centro de conhecimento e experiências para a informação e sensibilização para a gestão dos resíduos, a economia circular e o ambiente. A inauguração do ReMUSEU chegou a estar prevista para maio, na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, mas pandemia que assolou o país e o mundo atrasou a implementação do projeto.

O Electrão assumiu o compromisso “Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Acção Climática Lisboa 2030”, desafio lançado pela Câmara Municipal de Lisboa. O Director Geral do Electrão, Pedro Nazareth, esteve presente na cerimónia oficial de adesão. Este compromisso está alinhado com a missão do Electrão de promover a sustentabilidade e de sensibilizar a população nacional para a reciclagem, fomentando a economia circular.

O Electrão tornou-se associado da Business as Nature, uma associação de mulheres para a promoção da produção e consumo responsável e sustentável e para o desenvolvimento da economia circular.

O Electrão implementou uma nova logística de recolha que se reflectiu na expansão da rede de recolha, em 2020, para mais de 6000 locais.

O director-geral do Electrão, Pedro Nazareth, esteve em representação da associação Fluxos numa cerimónia com a comitiva liderada pelo Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, que se deslocou a Portugal para uma missão na área do ambiente, saneamento e resíduos

Em Janeiro de 2020 arrancou mais uma campanha do Quartel Electrão, que se prolongou até Novembro. Todos os equipamentos eléctricos usados encaminhados pelos Bombeiros Voluntários para reciclagem contaram : A grande novidade desta iniciativa foi o primeiro prémio: um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios como primeiro prémio.

A campanha Escuteiros Electrão foi lançada ainda em Dezembro de 2019 e só terminou em Novembro de 2020. O desafio foi lançado a todos os escuteiros do país, para que se tornassem agentes de recolha de pilhas e baterias usadas nesta campanha de sensibilização.

O maior evento nacional de construções LEGO®, que teve em 2020 como tema central o “Ambiente”, recebeu uma playzone Ponto Electrão.
Nesta edição do evento, todas as peças de LEGO® utilizadas foram produzidas de forma sustentável, uma vez que a LEGO pretende erradicar os plásticos de origem fóssil utilizados na produção das peças LEGO, substituindo este material por um plástico ou polietileno verde proveniente do etanol da cana de açúcar.

Através da assinatura deste Pacto, o Electrão e as restantes entidades envolvidas comprometeram-se a desenvolver acções com vista a atingir um conjunto de metas e objetivos ambiciosos para 2025.

O Electrão participa no projecto piloto “Quando do Velho se Faz Novo” que incentiva os cidadãos a devolverem garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis. O material recolhido é reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.

Em 2020 todos os veículos e meios de acondicionamento da rede de pontos de recolha passaram a ter a nova imagem Electrão e Ondereciclar.pt.

O Director Geral do Electrão, Pedro Nazareth, marcou presença na rubrica “Verdes hábitos da TSF”, numa entrevista em que falou sobre o Remuseu – Repensar, Reutilizar, Reciclar.

Devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19, o Electrão lançou o Vídeo “Reciclar pelo Futuro da Humanidade”, um apelo às boas práticas em tempos de pandemia, não só de reciclagem, mas também de permanência em casa.

Devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19, a associação decidiu estender, por mais um ano, a 2ª edição do concurso Academia Electrão, que promove ideias inovadoras na área da gestão de equipamentos eléctricos, pilhas, acumuladores e embalagens usadas.

Em 2020, pelo quarto ano consecutivo, o Electrão voltou a eleito pelos leitores das Selecções do Reader’s Digest como “Marca de Confiança Ambiente”. A iniciativa tem como objetivo medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas.

A parceria entre os CTT e o Electrão quer agilizar o transporte de pequenas quantidades de resíduos eléctricos e pilhas. A primeira recolha de pilhas foi realizada na loja Lidl de Cascais – Torre, através do serviço CTT.

O Director Geral do Electrão, Pedro Nazareth, foi reeleito Membro do Conselho de Administração do WEEEForum, uma associação internacional de trinta e seis organizações de responsabilidade do produtor que gerem a recolha e a reciclagem adequada de resíduos eléctricos.

A alteração do âmbito do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), publicada a 20 de Maio (Despacho n.º 5615/2020), teve impactos na actividade do Electrão, já que passaram a estar incluídas no sistema, além das embalagens primárias, todas as embalagens secundárias e terciárias não reutilizáveis, cuja produção mão exceda os 1100 litros por produtor.


A propósito desta efeméride, o Director Geral do Electrão, Pedro Nazareth, foi entrevistado pela Antena 1.

O projecto “Reciclar a valer +” resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Mafra, com o Electrão, Novo Verde, Tratolixo, 3Drivers e IST, que prevê a instalação de equipamentos automáticos para devolução de embalagens usadas nas lojas do Lidl do concelho de Mafra.

Com o encerramento da Ecopilhas o Electrão teve a oportunidade de arrendar o armazém, iniciando-se o processo de obtenção do licenciamento para a operação de pilhas. Foi possível assim aumentar a eficiência de gestão e tratamento deste fluxo.

A EcoBola NIVEA chegou em 2020, pela primeira vez, à Marina de Oeiras e do Pingo Doce da Póvoa do Varzim. A Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra, também manteve o mítico ponto de encontro. As EcoBolas NIVEA são uma versão ecológica deste símbolo icónico do Verão, produzidas com materiais reciclados e recicláveis.

A 3ª edição do TransforMAR, uma iniciativa pioneira do LIDL Portugal e do Electrão, voltou a marcar presença em 15 praias de norte a sul do país, durante Julho e Agosto, no decorrer da época balnear.

Foi este mês que internalizámos a gestão de redes sociais e criação dos nossos próprios conteúdos, o que nos possibilitou dar mais um passo nestas plataformas, com a criação da conta de Instagram.

Lançamento da campanha de comunicação “Vamos Reinventar o Plástico”, a propósito do Pacto Português para os Plásticos, uma iniciativa da qual o Electrão faz parte e que é levada a cabo pelo C&ID.

Com a ambição de aumentar a quantidade de pilhas, baterias e equipamentos eléctricos usados recolhidos nos estabelecimentos de ensino, o Electrão lançou a 10º edição da campanha “Escola Electrão”. O tema deste ano lectivo de 2020-2021 é “Cuidar do Ambiente é disciplina Obrigatória”.

O director-geral do Electrão, Pedro Nazareth, participou enquanto orador num evento brasileiro dedicado às melhores práticas seguidas nos sistemas de retoma.

O Electrão e a Philips Portugal lançaram uma campanha digital de sensibilização para a correcta separação e encaminhamento para reciclagem de equipamentos eléctricos usados.

O Lidl, o Electrão, a Quercus e a ANP | WWF lançaram um Guia de Boas Práticas “Mais Ambiente”, com o objectivo de ajudar os portugueses a perceberem como podem contribuir de forma positiva para promover o bem-estar do nosso planeta.

O Electrão e a Samsung transformaram mais uma vez equipamentos eléctricos usados em milhares de sorrisos. A campanha Electrão Empresas de 2019 permitiu angariar mais de 10 mil euros que foram doados a instituições particulares de solidariedade social (IPSS). A cerimónia realizou-se em outubro de 2020.

Pedro Nazareth participou enquanto orador no evento brasileiro dedicado a temas ambientais relacionados com resíduos.

Pedro Nazareth e Ricardo Furtado, directores do Electrão, participaram nas Manhãs da Apemeta dedicadas a resíduos de equipamentos eléctricos.

O Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth, participou no 14º Fórum Nacional de Resíduos, identificando conquistas e apontando limitações à gestão de embalagens.

O Electrão juntou-se à Revista Visão para fazer chegar às casas portuguesas 20 mil mini porta-pilhas Electrão. As caixas foram distribuídas com a edição da revista da semana de 8 de outubro.


O Electrão e a ERP Portugal emitiram um comunicado conjunto lamentando o péssimo contributo ambiental para o sector da reciclagem de resíduos eléctricos dado pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a propósito da participação desta ONGA no Bom Dia Portugal, da RTP.

Para comemorar este dia, e desafiados pelo WEEEForum, os mais pequenos do Electrão, os Eléctricos, deixaram uma mensagem muito importante: “Dê uma nova vida aos seus equipamentos eléctricos!”

A propósito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos , o Electrão lançou uma campanha Digital para a Prevenção de Resíduos, com o mote “Não vamos fechar os olhos ao Planeta”. A campanha contou com a participação de alguns influencers na área da sustentabilidade, como Ana Milhazes (Movimento Lixo Zero) e Catarina Matos (Loja Mind the Trash), que partilharam connosco algumas dicas de como consumir com consciência e reduzir a produção de resíduos.

O Guia Sustentável na Cozinha surgiu de uma parceria entre a Teka e o Electrão para ajudar os portugueses a serem mais sustentáveis, no dia-a-dia, enquanto preparam as suas refeições. Várias foram as contribuições, incluindo do Chefe Chakall e da Chefe Tâmara Castelo, que nos introduzem a este tema nas redes sociais.

A Hotpoint, o Electrão e a Associação Plantar uma Árvore juntaram-se numa campanha de sensibilização digital para a separação e reciclagem de equipamentos eléctricos usados. Esta campanha tem como objectivo proteger o ambiente, desviando os equipamentos eléctricos das praias, florestas e cidades, mas também combater a desflorestação através do envolvimento do público nas redes sociais, que levará à plantação de 2000 árvores no Parque Natural de Sintra-Cascais.

A Águas de Carvalhelhos promoveu, em conjunto com o Electrão, a campanha digital “Na natureza tudo se transforma”, fazendo um apelo à separação para reciclagem das garrafas de plástico PET.

O Electrão manteve-se atento à publicação do Decreto-Lei nº 102-D/2020, de 10 de Dezembro, que introduz alterações ao Unilex e ao Regime Geral de Gestão de Resíduos, o que tem impactos na actividade da associação.


O Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth, participou no evento da GS, no painel dedicado à sustentabilidade.