skip to Main Content

Economia
Circular

Contribuímos diariamente para a mudança de paradigma na gestão de recursos em Portugal.

Economia
Circular

Contribuímos diariamente para a mudança de paradigma na gestão de recursos em Portugal.

A responsabilidade que nos é transferida pelos nossos aderentes compele-nos a criar valor, com base num modelo positivo e sustentável, segundo critérios de excelência.

O compromisso com a garantia da sustentabilidade dos nossos serviços espelha este esforço.

Em 2018, recolhemos 62 mil toneladas de REEE, RPA e RE.

62mton
REEE, RPA e RE

Em 2018, a nossa actividade de gestão dos fluxos de REEE, RPA e RE foi responsável pela redução da emissão de 367 mil toneladas de Gases com Efeito de Estufa, equivalentes à emissão de 90 mil carros e 46 mil GWh de energia, suficientes para abastecer 14 mil famílias durante 1 ano.

20mton
Equipamentos eléctricos e electrónicos

No caso dos REEE, a recolha de 43 mil toneladas de equipamentos eléctricos  e electrónicos  em 2018 implicou a redução do consumo  de  1 225 toneladas de cobre, suficientes para fabricar 82 milhões de telemóveis.

361ton
Pilhas e acumuladores

Em relação aos resíduos de pilhas e acumuladores, em 2018, a recolha de 235 toneladas de pilhas e acumuladores usados implicou uma recuperação de 1 tonelada de cádmio, que poderia servir para o fabrico de cerca 750 painéis fotovoltáicos.

Em 2019, o encaminhamento para destino adequado de 42 mil toneladas de resíduos de embalagens evitou a deposição de cerca de 6 900 toneladas de plástico no mar.

Em 2018 recolhemos 71 mil toneladas de REEE, RPA e RE. Este quantitativo de resíduos equivale a 58 mil toneladas de matérias-primas evitadas.

71mton
REEE, RPA e RE

Em 2018 a nossa actividade de gestão dos fluxos de REEE, RPA e RE foi responsável pela redução da emissão de 367 mil toneladas de Gases com Efeito de Estufa, equivalentes à emissão de 90 mil carros, e 46 mil GWh de energia, suficientes para abastecer 14 mil famílias durante 1 ano.

43mton
Equipamentos eléctricos e electrónicos

No caso dos REEE, a recolha de 43 mil toneladas de equipamentos eléctricos  e electrónicos  em 2018 implicou a redução do consumo  de  1 225 toneladas de cobre, suficientes para fabricar 82 milhões de telemóveis.

259ton
Pilhas e acumuladores

Em relação aos resíduos de pilhas e acumuladores, em 2018 a recolha de 235 toneladas de pilhas e acumuladores usados implicou uma recuperação de 1 tonelada de cádmio, que poderia servir para o fabrico de cerca 750 painéis fotovoltáicos.

Em 2018 o encaminhamento para destino adequado de 28 mil toneladas de resíduos de embalagens evitou a deposição de  cerca  de  6 900 toneladas de plástico no mar.

Em 2017 recolhemos 40 mil toneladas de REEE e RPA. Este quantitativo de resíduos equivale a 29 mil toneladas de matérias-primas evitadas.

40,2mton
REEE e RPA

Em 2017 a nossa actividade de gestão dos fluxos de REEE, RPA e RE foi responsável pela redução da emissão de 319 mil toneladas de Gases com Efeito de Estufa, equivalentes à emissão de 83 mil carros, e 42 GWh de energia, suficientes para abastecer 13 mil famílias durante 1 ano.

40mton
Equipamentos eléctricos e electrónicos

No caso dos REEE, a recolha de 40 mil toneladas de equipamentos eléctricos e electrónicos implicou a redução do consumo de 1 143 toneladas de cobre, suficientes para fabricar 76 milhões de telemóveis.

202ton
Pilhas e acumuladores

Em relação aos resíduos de pilhas e acumuladores, a recolha de 192 toneladas de pilhas e acumuladores usados em 2017 implicou uma recuperação de cerca de 400 kg de alumínio, que poderiam servir para o fabrico de 32 mil latas de refrigerantes.

Em 2017 as 19 mil toneladas de metais ferrosos recuperadas a partir dos REEE enviados para reciclagem seriam suficientes para produzir de 651 mil máquinas de lavar roupa, por exemplo.

Em 2016 recolhemos 38 mil toneladas de REEE e RPA. Este quantitativo de resíduos equivale a 26 mil toneladas de matérias-primas evitadas.

38,2mton
REEE e RE

Em 2016 a nossa actividade de gestão dos fluxos de REEE e RPA foi responsável pela redução da emissão de cerca de 301 mil toneladas de Gases com Efeito de Estufa, equivalentes à emissão de 78 mil carros, e 40 mil GWh de energia, suficientes para abastecer 12 mil famílias durante 1 ano.

38mton
Equipamentos eléctricos e electrónicos

No caso dos REEE, a recolha de 38 mil toneladas de equipamentos eléctricos e electrónicos implicou a redução do consumo de 4 299 toneladas de metais não ferrosos, que seriam suficientes para fabricar 30 milhões computadores portáteis.

198ton
Pilhas e acumuladores

Em relação aos RPA, em 2016 a recolha de 202 toneladas de pilhas e acumuladores usados implicou uma recuperação de  cerca de 8 toneladas de ferro, que poderiam servir para o fabrico de 13 automóveis.

Em 2016 a recolha de 38 mil toneladas de REEE evitou a deposição de    2 598 toneladas de plásticos que seriam, por exemplo, suficientes para produzir 84 mil frigoríficos.

Investigação & Desenvolvimento

Empenhamo-nos na criação de valor e na inovação do seu sector de actividade.

Neste sentido, são diversos os projectos de I&D que estão em desenvolvimento com a participação directa da nossa equipa.

projectos

ACADEMIA ELECTRÃO

A Academia Electrão é um projecto desenvolvido Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, que pretende contribuir para que o objectivo da economia circular se realize no âmbito dos vários tipos de resíduos que gerimos: embalagens, equipamentos eléctricos e pilhas.
É um concurso em que todos podem participar: universidades, empresas e indivíduos.
O Electrão é responsável pela recolha e encaminhamento para tratamento e valorização de mais de 400 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (PA), gerados em Portugal.
Em 2018, a Associação tornou-se a única entidade gestora em Portugal que pode oferecer um serviço de gestão de 3 fluxos de resíduos: equipamentos eléctricos, pilhas e embalagens.

PROJECTO C-SERVEES

Projecto C-Servees – Projecto financiado pelo programa – “Horizon 2020”, iniciado em 2018, que tem como principal objectivo impulsionar uma economia circular eficiente em recursos no sector eléctrico e electrónico através do desenvolvimento, teste, validação e transferência de novos modelos comerciais económicos circulares (CEBMs) baseados em serviços eco-inovadores sistémicos que incluem: (1) leasing ecológico de EEE, (2) personalização do produto, (3) melhoria da gestão de REEE e (4) serviços de TIC para apoiar os outros eco-serviços.

PROJECTO CEWASTE

Projecto financiado pelo programa – “Horizon 2020”, iniciado em 2018, que tem como principal objectivo desenvolver, validar e implementar um esquema de certificação voluntária para instalações de recolha, transporte e tratamento de certos resíduos contendo quantidades significativas de matérias-primas valiosas e críticas.
Este projecto pretende assim contribuir para melhorar a valorização de matérias-primas valiosas e processos de tratamento rastreáveis e sustentáveis em toda a cadeia de fornecimento de matérias-primas secundárias.

PROJECTO COLLECTORS

Projecto financiado pelo programa – “Horizon 2020”, iniciado em 2017, que tem como principal objectivo harmonizar e divulgar informação relativa aos diversos sistemas de recolha de resíduos.
O projecto pretende recolher informações sobre o desempenho geral dos sistemas de recolha de resíduos de modo a apoiar os decisores na mudança para sistemas com melhor desempenho através da capacitação e estabelecimento de linhas orientadoras directrizes de implementação

PROJECTO PROSUM

Projecto financiado pelo programa – “Horizon 2020”, concluído em 2018, que teve como principal objectivo a reunião de dados relativos às concentrações de matérias-primas críticas (identificadas pela UE) em REEE, veículos em fim de vida, RPA e resíduos da indústria mineira.

Foram desenvolvidas metodologias, previamente testadas por 5 entidades gestoras (incluindo a Amb3E), para obter a harmonização e standardização dos dados recolhidos, tendo resultado o desenvolvimento da 1ª plataforma digital de dados de “urban mining” (First Urban Mine Knowledge Data Platform). Esta base de dados centraliza a informação disponível ao nível de quantidades, stocks, fluxos e tratamento de REEE, veículos em fim de vida, RPA e resíduos da indústria mineira, para todos os 28 Estados-Membros da UE, Suíça e Noruega.

Sensibilização,
Comunicação & Educação

Envolvemo-nos regularmente em campanhas de comunicação em diversos meios de comunicação social. Estas campanhas permitem divulgar informação e promover a sensibilização junto dos diversos stakeholders do Electrão.

projectos

Ondereciclar.pt

Ondereciclar.pt é uma iniciativa do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos para a identificação e localização dos locais de recolha de diferentes tipologias resíduos, que podem ser facilmente acedidos por qualquer cidadão.

O Ondereciclar.pt é também uma plataforma que visa informar e sensibilizar para a correcta separação e encaminhamento para reciclagem dos resíduos produzidos pelos portugueses.

Consulte em ondereciclar.pt/

Livro Electrão

Criação de livro Electrão, com conteúdo didáctico, que inclui jogos de sensibilização para a separação e reciclagem de resíduos;

1ª Edição de 10 000 exemplares, de distribuição gratuita;

Lançamento oficial no Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos (14 de Novembro 2019), com presença televisiva (SIC e CMTV), sessões em escolas e espaços sociais de formação sénior, e distribuição em algumas Juntas de Freguesia de Lisboa.

Relatórios

Encontre aqui alguns relatórios relacionados com a nossa actividade.

Back To Top