skip to Main Content

Recolhidas mais de 10 toneladas de equipamentos eléctricos usados na Presidência do Conselho de Ministros

Contactos

Departamento de Comunicação
comunicacao@electrao.pt

 

Mais de 10 toneladas de equipamentos eléctricos usados foram recolhidas nos cinco edifícios da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), no âmbito de uma campanha promovida em colaboração com o Electrão, que decorreu ao longo de 8 meses.

A Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros foi uma das instituições que aderiu à campanha “Electrão Empresas”. No âmbito desta iniciativa o Electrão desafia empresas e outras entidades a colaborar em campanhas de sensibilização e recolha de pilhas e equipamentos eléctricos usados, disponibilizando para o efeito meios para acondicionamento e recolha destes aparelhos.

Esta campanha alia a componente ambiental de protecção do planeta à vertente social na medida em que devolve à comunidade um apoio social. No contexto desta iniciativa, cada tonelada recolhida é convertida em 100 euros. O montante global é entregue a instituições de solidariedade social indicadas pelo parceiro ou aderente.

Os 10.572 quilos de equipamentos recolhidos nos edifícios da SGPCM, entre Junho de 2021 e Janeiro de 2022, foram convertidos em 1.057 euros, que serão atribuídos à associação “A Candeia”, instituição escolhida pela SGPCM.

A campanha reuniu aparelhos fora de uso dos vários edifícios da SGPCM, mas também outros equipamentos eléctricos usados que foram entregues por colaboradores.

A associação “Candeia” dedica-se ao acompanhamento e formação de crianças e jovens que vivem em instituições. Conta com um grupo de voluntários, todos animadores, incluindo a direcção. A sua missão é animar crianças e jovens que vivem em instituições, motivando-os a lutar por um futuro melhor.

Com este tipo de campanhas é possível aumentar a rede de locais de recolha à disposição do cidadão, as quantidades recolhidas e, consequentemente, as taxas de reciclagem, promovendo, ao mesmo tempo, uma maior sensibilização para o correcto encaminhamento para reciclagem de pilhas e equipamentos eléctricos usados.

“Aliar a protecção do ambiente e da saúde humana a uma causa social é tornar uma campanha ainda mais nobre. É justamente esse o espírito da iniciativa ‘Electrão Empresas’, de que muito nos orgulhamos e que queremos continuar a desenvolver de mãos dadas com os nossos parceiros”, congratula-se o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

“É com muita satisfação que a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros se associa à Rede Eletrão, que tem vindo a impulsionar o aumento da reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida nesta Secretaria-Geral, aliado a um efectivo apoio de carácter social”, destaca o Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier.

“Da Relação nasce a Luz. A nossa Missão é levar Luz às nossas crianças e jovens de várias formas, sobretudo através de actividades, todos os fins de semana, e vários campos, no Verão. Isto só é possível graças à generosidade de entidades como a SGPCM e a Rede Electrão”, sublinha o presidente da Candeia, Miguel Simões Correia.

Back To Top