skip to Main Content

Equipamentos eléctricos recolhidos em parceria entre Electrão e Samsung já permitiu distribuir mais de 27 mil euros a causas sociais

Contactos

Departamento de Comunicação
comunicacao@electrao.pt

 

Os equipamentos eléctricos no fim de ciclo de vida, entregues nos centros de assistência técnica autorizados e parceiros da Samsung ao longo dos últimos três anos e no âmbito de uma campanha dinamizada em colaboração com o Electrão, permitiram distribuir um total de mais de 27 mil euros por várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de norte a sul do país.

As pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos em fim de vida recolhidos nos centros de assistência técnica autorizados e parceiros da Samsung, aderentes à campanha, foram proporcionalmente convertidos em apoios financeiros para diferentes causas sociais. A Samsung e os centros técnicos são os responsáveis pela recolha de resíduos desta iniciativa e o Electrão pelo reaproveitamento dos mesmos. Assim, cada tonelada de equipamentos recolhida é convertida em 100€ de donativo.

Na primeira edição, de 2019, graças à participação de 21 centros aderentes foi possível recolher quase 107 toneladas destes equipamentos, que foram convertidos em 10.668€, entregues a 22 instituições portuguesas.

Os resultados da campanha de 2020 e 2021 foram contabilizados conjuntamente, já que em 2020 a iniciativa foi interrompida devido ao período de pandemia.  Nestes dois anos as quantidades recolhidas, com a colaboração de 19 centros técnicos aderentes, ascenderam a quase169 toneladas, o que se traduziu num valor de 16.890 euros a atribuir a várias instituições. No total, esta campanha, que se insere na iniciativa “Electrão Empresas”, já permitiu transferir para o setor social um valor global de mais de 27 mil euros. Este resultado positivo e crescente ao longo dos anos mostra um empenho cada vez maior dos centros técnicos e das comunidades em se unirem para contribuir para causas sociais, ajudando também o planeta. Uma maior consciencialização sobre como reaproveitar equipamentos e resíduos elétricos e eletrónicos e assim motivar uma reciclagem mais eficiente e com retorno positivo na sociedade.

“As iniciativas que aliam o cariz ambiental à componente social assumem uma relevância cada vez mais determinante nos dias que correm. O Electrão, em colaboração com a Samsung, reforça junto do consumidor a necessidade de separar as pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados, de forma a que possam ser correctamente reciclados, canalizando ao mesmo tempo um apoio significativo para o sector social”, sublinha o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

Ao longo das três edições já foi possível apoiar instituições como a ATR – Associação Tira-me da Rua, a Escola de Cães Guia de Mortágua, a Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph, a AFID Diferença, a Casa Mão Amiga, Lugar dos Pequeninos, Associação Porta Do Mais, Ajuda Sem Rosto, União Zoófila de Lisboa, entre outras.

Em 2022, o Electrão e a Samsung voltam a dar continuidade a esta campanha que apoia o trabalho de quem combate as desigualdades económicas e sociais no terreno.

Back To Top