skip to Main Content

Electrão publica “perguntas e respostas” para esclarecer sobre selecção de recicladores

O Electrão publicou um conjunto de perguntas e respostas para esclarecer sobre o processo de selecção de recicladores, que está no centro de uma polémica lançada pela AEPSA (Associação das Empresas Portuguesas do Setor do Ambiente).

Nos últimos meses, a AEPSA tem dirigido uma série de acusações ao Electrão, consubstanciadas na interposição de uma acção judicial, uma queixa à Autoridade da Concorrência e no envio de um comunicado à imprensa, entre outras entrevistas realizadas pelo presidente da associação numa tentativa de enviesamento e deturpação da realidade.

O esclarecimento, com base em factos que contrapõem as acusações dirigidas ao Electrão, vem clarificar sobre os procedimentos e práticas da Electrão no âmbito do lançamento dos concursos para gestão de equipamentos eléctricos.

O conjunto de perguntas e respostas permite perceber, por exemplo, de que forma os concursos do Electrão respeitam a legalidade e como obedecem aos princípios da igualdade, transparência e livre concorrência de mercado.

Neste esclarecimento é ainda relatada toda a cronologia do processo para afastar eventuais dúvidas que possam ainda subsistir, nomeadamente no que diz respeito à subsistência da indústria nacional de reciclagem.

Os concursos para selecção de recicladores do Electrão determinaram que mais de metade dos equipamentos eléctricos usados recolhidos pelo Electrão teriam como destino diferentes recicladores portugueses, mas uma parte das televisões e todos os frigoríficos usados seriam encaminhados para recicladores fora de Portugal nos próximos dois anos. Contudo, isto acontece porque as duas únicas empresas de reciclagem de frigoríficos portuguesas, associadas da AEPSA, com um histórico de relação de 15 anos com o Electrão, não apresentaram proposta nos concursos lançados pelo Electrão, escusando-se ainda a apresentar justificação. Esta situação deixa transparecer uma “tentativa articulada de condicionamento e destabilização do sector da reciclagem”.

O Electrão tudo tem feito desde a sua fundação, em 2005, para desenvolver, apoiar e promover a actividade dos recicladores nacionais, sempre “pugnando pela competitividade de preço e qualidade ambiental dos serviços prestados”.

Consulte a nota de esclarecimento do Electrão aqui.

Back To Top