skip to Main Content

Hubside.Store lança Change Together e desafia os Portugueses a reciclar telemóveis e aparelhos multimédia antigos

A Hubside.Store, cadeia de lojas de tecnologia, lança esta semana a sua primeira campanha de recolha e reciclagem de smartphones e dispositivos multimédia em Portugal, a “Change Together”. O objectivo é incentivar os portugueses a darem uma segunda vida a estes aparelhos em vez de os abandonarem nas suas gavetas. Um gesto de sustentável e que integra a campanha internacional da marca pela economia circular, numa altura em que 85% dos portugueses dizem ter em casa aparelhos tecnológicos inutilizados, e 1 em cada 3 refere mesmo ter mais de 4 aparelhos nestas condições*. Assim, esta campanha pretende sensibilizar os utilizadores para a necessidade de consumir de forma sensata, prolongando a vida útil das novas tecnologias, ao mesmo tempo que apoia um projecto de solidariedade social a favor da inclusão digital.

A partir de 25 de Novembro, as lojas Hubside.Store em Portugal irão recolher telemóveis e dispositivos multimédia usados, em parceria com o Electrão, a entidade gestora de resíduos eléctricos e electrónicos de maior relevância a actuar em Portugal, numa acção que irá reverter a favor da ENTRAJUDA.

«Esta operação nasceu de uma simples observação: 53% dos portugueses dizem ter entre 1 e 3 dispositivos não utilizados no seu agregado familiar e 31% mais de 4*. De acordo com a ADEME, apenas 15% dos telefones são recolhidos para reciclagem, mas estes dispositivos poderiam ser utilizados para uma nova causa ou para as necessidades de outro utilizador. Esta operação está, portanto, em conformidade com a abordagem da Hubside.Store, cujo conceito é construído em torno da economia circular, oferecendo um serviço de reparação e reciclagem.» salienta Sadri Fegaier, CEO da Hubside.store

Por outro lado, Pedro Nazareth, Director-Geral do Electrão, destaca que « É com muito entusiasmo que o Electrão que associa a esta iniciativa que prevê a recolha de telemóveis usados na Hubside.Store. Ao entregar ali os aparelhos que serão encaminhados para reciclagem pelo Electrão os consumidores ganham o direito a um desconto e ainda contribuem para a causa social da Entrajuda. A oferta de produtos recondicionados e serviços de reparação, à disposição neste espaço, coloca em prática os conceitos de economia circular e de reutilização que o Electrão também defende e que são fundamentais para uma sociedade mais sustentável.»

Já Isabel Jonet, presidente e fundadora da ENTRAJUDA, afirma que «Para a ENTRAJUDA, a luta contra o desperdício, privilegiando a reutilização de todos os equipamentos que possam ser recuperados, é uma prioridade que tem vindo a desenvolver no Banco de Bens Doados, enquadrando-se, desde 2006, na lógica da Economia Circular e da sustentabilidade. A parceria com a Hubside.Store, nesta operação de recolha e reciclagem de smartphones e dispositivos multimédia, pareceu assim natural e estamos certos do valor e impactos que vão ser gerados em termos sociais e ambientais»

*FONTE: Estudo Boutique Research para Hubside.Store publicado em Setembro de 2021. Ficha Técnica: 500 entrevistas online a mães e pais, com filhos entre os 7 e os 17 anos, residentes em Portugal. Amostra proporcional à população portuguesa em termos de sexo, idade e região. O trabalho de campo foi realizado entre 23 e 29 de Agosto de 2021.

Back To Top