skip to Main Content

Electrão apoia conferência sobre sustentabilidade no feminino

O Electrão apoiou a realização de uma conferência sobre sustentabilidade no feminino, organizada pela BASN (Business As Nature), que decorreu a 17 de Junho, no auditório do ISQ, no Taguspark. O evento, em formato híbrido, foi transmitido remotamente via zoom. 

Na sessão de abertura o director-Geral do Electrão, apresentou o “Movimento Faz Pelo Planeta”, que pretende promover a mudança de comportamentos em prol do ambiente. “Trata-se de um movimento que pretende colocar os holofotes nas pessoas que diariamente têm gestos no sentido de proteger o ambiente. O objectivo é trazer para a ribalta estes grandes exemplos para que possam inspirar-nos de forma a criar uma onda verde na sociedade portuguesa”, sublinhou.  

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, que também integrou a sessão de abertura, sublinhou o potencial do negócio dos produtos recondicionados, nomeadamente dos equipamentos eléctricos, como os telemóveis. “Temos uma rede de comércio paralelo que faz com que não tenhamos mais equipamentos na rede oficial para recolher e reciclar. Este é um dos fluxos que corresponde a uma das maiores preocupações”, reconheceu. 

Uma das big changers do “Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão”, Anna Masiello, foi uma das oradoras do primeiro painel, dedicado a “Negócios e soluções circulares”. A autora de Hero to 0 apresentou o seu projecto principal, R-Coat, que transforma guarda-chuvas estragados em casacos impermeáveis feitos à mão. 

“Vintage for a cause” foi o projecto de sustentabilidade no feminino apresentado por Helena Silva, que pretende reduzir o desperdício têxtil aliando a preocupação ambiental à responsabilidade social.  

Ana Pêgo falou de uma espécie que descobriu há vários anos na praia – “Plasticus Maritimus” – e Andreia Coutinho deu a conhecer a sua causa, mais do que uma marca, “Skizo” que produz a partir de materiais retirados do mar. 

O painel sobre consumo sustentável contou com os contributos de Rita Santos (Comida Independente), Catarina Barreiros (Do-Zero), Eunice Maia (Maria Granel) e Cátia Curica (Unni Organic). O encerramento da Conferência ficou a cargo do professor Filipe Duarte Santos e da Secretária Geral do Ambiente, Alexandra Carvalho.  

Back To Top