skip to Main Content

Nove toneladas de pilhas recolhidas na fase final das campanhas Electrão dedicadas aos Escuteiros e aos Bancos Alimentares

Nove toneladas de pilhas, baterias e lâmpadas usadas já foram recolhidas pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, até final de outubro, na fase final de duas campanhas especificamente dedicadas a estes fluxos de resíduos, os “Escuteiros Electrão” e a “Pilhas e Lâmpadas por alimentos”.

No âmbito da terceira edição da campanha “Pilhas e lâmpadas por Alimentos”, que teve início em dezembro de 2019 e que termina no final deste mês de novembro, foram reunidas quatro toneladas de pilhas, baterias e lâmpadas usadas. 

Estes equipamentos fora de uso vão ser convertidos em géneros que serão distribuídos a quem mais precisa pelos bancos alimentares.

Os três bancos alimentares que mais recolherem vão receber um valor monetário de acordo com o resultado global da campanha, que partilharão com as instituições parceiras que mais tiverem contribuído para esse resultado.

Esse valor poderá ser de 750 euros, se a recolha global for inferior a cinco toneladas, de 1250 euros se a recolha ultrapassar as cinco toneladas ou poderá atingir os 2.500 euros se a retoma global superar as dez toneladas, à data da conclusão da campanha.

Os bancos alimentares aderentes, com um mínimo de 100 quilos recolhidos, recebem também um prémio monetário, de acordo com os resultados globais, que pode variar entre os 75 euros e os 200, segundo os mesmos critérios. A Entrajuda também será premiada de acordo com esse resultado global, com um valor entre os 1500 e os cinco mil euros.

Os vencedores da campanha serão divulgados em Janeiro de 2021, depois de apurados os resultados das últimas recolhas, que ainda estão em curso.

Nesta terceira edição da campanha, dirigida aos bancos alimentares de todo o país e às Instituições Particulares de Solidariedade Social por estes apoiadas, estiveram envolvidos 15 bancos alimentares.

Nas duas edições anteriores foram distribuídos 15000 euros em prémios.

ESCUTEIROS JÁ ACUMULARAM PILHAS DE BOAS ACÇÕES

Naquela que é a primeira edição da campanha “Escuteiros Electrão” foram recolhidas, até ao final do mês de outubro, cinco toneladas de pilhas e baterias usadas por parte dos agrupamentos de escuteiros aderentes. A campanha teve início em dezembro de 2019 e termina também no final de Novembro deste ano.

Os agrupamentos de escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) podem receber 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas que recolherem. 

Os 10 agrupamentos de escuteiros que recolherem a maior quantidade de pilhas e baterias usadas também receberão prémios extra que variam de acordo com a quantidade total de resíduos recolhida a nível nacional à data de conclusão da acção, no fim de dezembro de 2020. 

Haverá ainda um prémio CNE que segue os mesmos critérios. O valor dos prémios pode oscilar entre os 50 e os dois mil euros consoante a quantidade global recolhida.

À semelhança da campanha “Pilhas e Lâmpadas por Alimentos”, os resultados finais da recolha dos escuteiros estão ainda a ser apurados e os vencedores serão anunciados em Janeiro de 2021.

Este projecto do Electrão, em parceria com o Corpo Nacional de Escutas, teve como objectivo sensibilizar e envolver os escuteiros, os voluntários, os pais e a comunidade em geral, no esforço global da preservação do ambiente através do encaminhamento adequado de pilhas e baterias usadas para reciclagem.

Back To Top