skip to Main Content

Escolas que recolheram mais equipamentos eléctricos usados já receberam prémios

As 21 escolas que recolheram mais pilhas, baterias e equipamentos eléctricos usados, durante o último ano lectivo de 2019/2020, já receberam os prémios – portáveis, tablets e microscópios – oferecidos pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos.

Esta 9º edição da “Escola Electrão” foi concluída já durante o período de confinamento, com a grande maioria das escolas encerradas, mas ainda assim os resultados obtidos superaram as expectativas, o que reforça a importância da sensibilização para a separação de resíduos junto dos mais jovens.

A campanha envolveu mais de 350 escolas em todo o país, incluindo estabelecimentos de ensino da Madeira e Açores. No total foram recolhidas 125 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos eléctricos usados.

Além dos prémios, as escolas receberam ainda um valor proporcional à quantidade de resíduos recolhida – 50 euros por cada tonelada de equipamentos eléctricos usados e 75 euros por cada tonelada de pilhas.

AS ESCOLAS VENCEDORAS

A Escola Secundária de Serpa voltou a distinguir-se como a escola do país que mais resíduos recolheu, com um total de 20 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos eléctricos usados recolhidos. Já na participação do Quiz, destacou-se a Escola Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, que acumulou um total de 100 pontos ao envolver os seus alunos na iniciativa.

Entre as escolas premiadas está a Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, na Póvoa de Varzim; a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, em Lanheses, Viana do Castelo; a Escola Básica e Secundária D. Sancho II, em Alijó; a Escola Básica Frei Caetano Brandão, em Maximinos, Braga; a Escola Básica e Secundária de Guia, Pombal; a Escola Secundária Poeta Al Berto, em Sines e ainda a Escola Básica Eugénio de Castro, de Coimbra.

Na lista dos estabelecimentos de ensino premiados encontram-se ainda a Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal; a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro; a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos; a Escola Secundária Conde de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz; a Escola Básica dos 1º, 2º e 3º ciclos de Angra do Heroísmo; a Escola Básica e Secundária Francisco Simões, no Laranjeiro, Almada; a Escola Básica António Feijó, em Ponte de Lima e a Escola Básica de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha.

Os prémios da Escola Electrão foram ainda distribuídos pela Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico; Escola Básica de Amareleja, em Moura; Escola Profissional de Serviços CIDENAI e Escola Básica de Vilarinho do Bairro, na Anadia.

PRÉMIOS ATRIBUÍDOS POR PONTOS

A atribuição dos prémios é efectuada com base num sistema de pontos, para os quais conta a quantidade de resíduos recolhida pela escola, mas também a pontuação obtida no Quiz Electrão, um jogo digital, inovador e pedagógico, que permite envolver os alunos em temas essenciais, como a reciclagem, valorização de resíduos, recursos naturais e prevenção de incêndios.

A 10ª edição da Escola Electrão já arrancou e tem mais novidades. Este ano, além da quantidade de equipamentos eléctricos usados depositados nos contentores das escolas aderentes o desafio Repórter Electrão também dá direito a pontos, tal como o Quiz.

Desde o início deste ano lectivo de 2020/2021 as Escolas Electrão já encaminharam para reciclagem 40 toneladas equipamentos eléctricos usados. Foram também recolhidas nas escolas meia toneladas de lâmpadas e ainda meia tonelada de pilhas e baterias fora de uso.

Back To Top