skip to Main Content

Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos comemora-se a 14 de Outubro com foco na educação

Crianças de todo o mundo, de Portugal à Nigéria, passando pela Áustria e Polónia, surgem num vídeo a apelar à participação de todos na reciclagem de equipamentos eléctricos usados.

O Electrão juntou-se, mais uma vez, ao WEEE Forum para assinalar o Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos, a 14 de Outubro.

Esta é uma iniciativa da associação internacional WEEE – Forum, dos seus membros e dos seus filhos, a que o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos se associou para assinalar o Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos, que se comemora a 14 de Outubro.

Ao longo do vídeo, os jovens deixam mensagens importantes sobre este fluxo transformando o momento numa pequena lição sobre o valor que têm estes aparelhos fora de uso.“88 telemóveis têm ouro suficiente para fazer uma aliança. Dá-lhes uma nova vida”, exortam.

Este ano, o foco da Associação incide na educação e no envolvimento de toda a comunidade para a imperiosa necessidade de encaminhar correctamente os aparelhos eléctricos fora de uso.

Há três anos consecutivos que o WEEE Forum, que representa diversas entidades gestoras de resíduos eléctricos, assinala este dia com o objectivo de promover a sensibilização, ao nível global, para a necessidade de encaminhar correctamente estes resíduos para reciclagem de forma a proteger o ambiente e a saúde humana tendo em conta que alguns destes equipamentos têm contaminantes.

Quase 100 organizações de 50 países participam nas comemorações do Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos com vários tipos de actividades durante o mês de Outubro.

As iniciativas realizadas no âmbito das comemorações deste dia centram-se na sensibilização dos consumidores para os resíduos eléctricos e na forma como os descartar correctamente possibilitando a reutilização e reciclagem.

No ano em que as iniciativas presenciais estão limitadas e em que proliferam os eventos digitais, o WEEE Forum aproveitou a ocasião para sensibilizar para os resíduos associados à Internet, como as infraestruturas de conectividade e aparelhos de IOT – Internet-das-Coisas.

O avolumar do problema

O director geral do WEEE Forum, Pascal Leroy, sublinha que o mundo tem pela frente um grande desafio. O volume de equipamentos eléctricos fora de uso aumentou 21 por cento em apenas cinco anos atingindo um novo record em 2019, ao atingir os 53,6 milhões de toneladas, de acordo com dados das Nações Unidas (Global E-waste Monitor 2020). “Se não melhorarmos a forma como é recolhido e tratado o problema ambiental vai agravar-se”, salienta.

A quantidade de resíduos eléctricos deverá atingir as 75 milhões de toneladas em 2030, o que equivale a nove quilos por pessoa. Estes resíduos, que contêm matérias primas valiosas e críticas para a cadeia de valor, estão avaliados em 50,8 mil milhões de euros.

Para o responsável a educação é uma área fundamental. “Quanto mais se souber, melhores escolhas as pessoas farão. Por essa razão é tão importante dedicar a edição de 2020 à sensibilização social”, enfatiza.

O Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, apoia a comemoração deste dia no âmbito da estratégia europeia que promove a circularidade e que é um dos alicerces do Pacto Ecológico Europeu.

“O foco do Plano de Acção para a Economia Circular está em sectores onde o impacto é muito elevado, como o dos equipamentos eléctricos, o que exige que se olhe para o ciclo de vida dos produtos. No topo das prioridades está a prevenção dos resíduos eléctricos. Quando já não for possível o desafio é transformar o resíduo num recurso. Para que o plano seja bem sucedido é necessário que os cidadãos estejam conscientes e saibam como contribuir para um mundo mais verde”, frisa o comissário.

O director-geral do Electrão, Pedro Nazareth, sublinha que é fundamental envolver os cidadãos neste processo, a começar pelos mais pequenos. Pedro Nazareth lembra que a vida dos equipamentos eléctricos pode ser prolongada, apostando-se na reparação e posterior doação. Sempre que tal não for possível devem ser depositados num ponto oficial de recolha para que possam ser encaminhados para reciclagem.

Tema em debate nas “Manhãs Apemeta”

Os desafios que se colocam às entidades gestoras deste fluxo de resíduos vão estar no centro da próxima sessão “Manhãs Apemeta”, dedicada aos resíduos de equipamentos eléctricos e que está agendada para 15 de Outubro. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, conta com o apoio e participação do Electrão.

Durante esta sessão, serão apresentados os objectivos do estudo encomendado pelas três entidades gestoras de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos que se uniram num esforço para dar resposta às grandes  barreiras deste fluxo. A apresentação estará a cargo de Paulo Ferrão da 3drivers, a empresa que está a desenvolver o trabalho.

As três entidades gestoras – ERP Portugal, Weeecycle e Electrão – terão espaço para falar sobre as expectativas deste estudo  e sobre a forma como poderá contribuir para a resolução dos problemas que enfrenta.

A conferência terá a participação da Agência Portuguesa do Ambiente, do Município de Lisboa, que falará sobre os desafios da recolha, e ainda da DECO, que dará eco sobre constrangimentos sentidos pelos consumidores.

Back To Top