skip to Main Content

3ª edição do TransforMar arranca este verão em 15 praias por todo o país

O projeto TransforMAR está de regresso e irá marcar presença em 15 praias de norte a sul do país, durante dois meses, no decorrer desta época balnear. O plástico recolhido será convertido em valor e devolvido à comunidade através de um donativo monetário a IPSS locais. Como novidade, prolongando as ações em prol do ambiente, o TransforMAR, iniciativa pioneira do Lidl Portugal e Electrão, terá continuidade durante os restantes meses do ano, através de uma parceria  com a Brigada do Mar.

A 4 de julho, o TransforMAR regressou aos areais nacionais, marcando presença em 15 praias de norte a sul do país, durante os meses de julho e agosto, para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos. De forma permanente, no decorrer destes dois meses, cada uma destas praias terá um depósito próprio, que promove a recolha de materiais plásticos e de metal, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo em praia. Devido ao atual contexto de pandemia, o referido depósito irá contar ainda com a explicação da sinalética de praia – semáforos –, alargando a sensibilização das boas práticas coletivas.

Este projeto, que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e Electrão, conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Nesta 3ª edição junta-se ao TransforMAR, também enquanto parceiro, a Brigada do Mar, que traz consigo a grande novidade: a limpeza das praias fora da época balnear, e outras zonas não concessionadas, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano. Desta forma, o TransforMAR responde diretamente ao apelo feito pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, para a importância de uma recolha permanente dos resíduos plásticos nas praias nacionais.

E como TransforMAR é de valor, o projeto volta a apoiar a comunidade em resultado da recolha obtida em praia, sendo o plástico recolhido transformado em donativo para IPSS locais, do concelho onde o projeto marcou presença, reforçando e materializando a importância da economia circular.

A Praia de Santo Amaro, em Oeiras, foi a primeira a receber o TransforMAR e desde 6 de julho as praias de Matosinhos, Cantanhede, Silves e Sines também já têm na praia o contentor espelhado.

Para Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, “A 3ª edição do TransforMAR reforça o nosso compromisso em prol da redução do plástico e não só garante as praias mais limpas, como promove comportamentos responsáveis. Este ano através da parceria com a Brigada do Mar conseguimos alargar a nossa intervenção, levando mais longe este projeto que prevê sensibilizar a sociedade e proteger o planeta. Simultaneamente, é-nos possível reforçar o apoio às comunidades locais, através da valorização do plástico recolhido, que é devolvido à população através de donativos monetários a 15 IPSS locais, nos concelhos das praias envolvidas no projeto.”.

,Pedro Nazareth, Diretor-Geral do Electrão refere: “Acreditamos que esta campanha e esta parceria com o Lidl Portugal, que conta já a 3ª edição, são fundamentais para o desenvolvimento da nossa missão de sensibilizar a população para um consumo mais sustentável e para a separação do plástico e o seu correcto encaminhamento para reciclagem. O TransforMAR é cada vez mais uma campanha de referência nacional no que diz respeito à recolha de plásticos e à protecção dos oceanos, que este ano incorpora também a componente da limpeza das praias em parceria com a Brigada do Mar. São iniciativas como esta que podem fazer a diferença no nosso Planeta e no nosso futuro.”

Back To Top